fbpx
Artesã na Vitrine

#ArtesãNaVitrine – Josiane Sampaio – Taubaté-SP

Artesã Josiane Sampaio – Arte em Argila – Taubaté-SP
ESPECIAL 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras

Em continuidade à edição especial que destaca artesãos do Brasil que se apresentaram durante o 13º Salão do Artesanato que ocorreu na Bienal de São Paulo, em outubro de 2019, e que está disponível no canal do Youtube do Empreender e Vender, o destaque vai para uma artesã do interior de São Paulo, Josiane Sampaio.

Vinda de Taubaté, município que integra o Vale do Paraíba, Josiane lembra de sua avó, figureira, e que com apenas 8 anos de idade já ajudava na pintura das figurinhas de argila, artesanato típico encontrado nessa região que já teve um ciclo áureo durante a exploração cafeeira, no século 20. O tempo foi passando e Josiane queria fazer tudo do seu jeito e, depois de ouvir a avó dizer ‘aprenda para depois fazer do seu jeito’, lá se vão 50 anos nessa arte que é considerada patrimônio cultural de Taubaté. As filhas e netos de Josiane também já produzem essa arte regional.

A importância dessa arte é tamanha que a cidade ficou famosa também pelos ‘figureiros de Taubaté’. O início se deu no século XVII, quando os frades da ordem de São Francisco de Assis trouxeram figuras de arte sacra da Itália, para montar um presépio no Convento Santa Clara. Artesãs da cidade, naquela época, resolveram completar o presépio com animais, passando a serem chamadas de figureiras. Foi nessa época também que se criou a Casa do Figureiro.

Hoje, os figureiros de Taubaté são representados não só por mulheres, como também por homens que exercem a função de esculpir. A matéria-prima é a argila e o barro, e dessas mãos habilidosas, saem obras conhecidas no mundo todo, e que retratam o cotidiano da vida no interior e temas religiosos, o que dá a essas figuras um certo ar de arte naif, termo em francês usado para designar toda arte de cunho popular, não acadêmica, que expressa o cotidiano da região retratada.

Entre as figuras mais famosas que os figureiros produzem, estão “a chuva de pássaros” e o “pavão”, símbolos do artesanato paulista.

E agosto é um mês importante para os figureiros de Taubaté e o Brasil todo, já que é nesse mês que se comemora o Dia do Folclore, no dia 22 de agosto. É também o período em que a Casa do Figureiro recebe muitos turistas que querem conferir de perto a mostra que o local oferece. Ali funciona, ainda, uma lojinha permanente, e dá para se fazer curso de figureiros para adultos e crianças.

Contato da artesã:
WhatsApp: 12 97410.4749
https://www.facebook.com/taubatefigureiros/

https://www.instagram.com/casadofigureirotaubate/

#artesã #artesãonavitrine #figureira #Taubaté #artepopular #argila #barrocozido #artebrasileira #escultura #raizesbrasileiras #empreenderevender #deartesanatodepresente #compreartesanato

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar