fbpx
Artesã na Vitrine

#ArtesãoNaVitrine – Rosani Schiller – Pelotas-RS

ARTESÃO NA VITRINE – ESPECIAL 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras

ROSANI SCHILLER – Artesã redeira e de escamas de peixe

O 13º Salão do Artesanato que ocorreu na Bienal de São Paulo, em outubro de 2019, e que está disponível no canal do Youtube do Empreender e Vender, trouxe artesãos de várias partes do país para mostrarem suas técnicas artesanais. O passeio agora é pelo Rio Grande do Sul, com a mestre artesã Rosani Schiller.

Ela faz parte de um grupo de mulheres moradoras de um grupo de pescadores de Pelotas, na beira da Lagoa dos Patos, que se reuniram há 11 anos atrás com uma ideia central: reciclar o que os maridos, pais, irmãos descartam na sua lida diária do trabalho pesqueiro. Dali para formar uma associação foi um passo, e juntas aprenderam as técnicas de se trabalhar com a própria rede de pesca.

O exemplo é a rede que pesca camarões, utilizada durante cinco anos, e que depois precisa ser trocada. ‘Elas ficam cheias de buracos, furam, então não podem mais ser utilizadas. Pegamos, então, essas redes descartadas e desfiamos para obter o fio delas’, explica Rosani. Fio esse que será a matéria-prima básica para se produzir novas peças. Outra matéria descartada pelos pescadores é a escama do peixe.

O carro-chefe da produção dessas artesãs super criativas está uma bolsa feita com os fios de rede trançada, muito bonitas, que recebem tingimento para compor belos acessórios com um diferencial, a resistência que a rede dá.

A bolsa leva até nome, que é ‘Lagoa dos Patos’, fazendo menção do lugar de origem, tanto das artesãs e dos pescadores, quanto do material utilizado. Detalhes que imprimem valor cultural e regional a essas peças. Em tempo de registrar, os fios obtidos com as redes desfiadas são tramados em teares manuais.

A lista de acessórios incluem colares, pulseiras e brincos. Para estas, são utilizadas as escamas, que são tratadas e passam por limpeza, são lixadas e cortadas em diversos formatos para compor lindos brincos.

As redes também compõem colares únicos, multicores, também muito bonitos. Enfim, um trabalho único, que é comercializado e entregue a lojistas de várias partes do Brasil.

Vale a pena conferir no vídeo esses trabalho e o depoimento de Rosani. Contato da artesã

Rosani Schiller – 53 98117-3628

www.redeiras.com.br

atendimento@redeiras.com.br

Facebook e Instagram: Redeiras

#artesã #artesãonavitrine #redeiras #tear #feitoamão #Pelotas #LagoadosPatos #SuldoBrasil #artepopular #pesca #reciclagem #acessórios #artebrasileira #raizesbrasileiras #empreenderevender #deartesanatodepresente #compreartesanato

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar