fbpx
Artesã na Vitrine

#ArtesãoNaVitrine – Marcos de Sertânia-PE

O SERTÃO NORDESTINO RETRATADO EM ARTE – MARCOS DE SERTANIA

De Pernambuco, o mestre artesão Marcos de Sertânia, conta que o artesanato entrou em sua vida pela própria família “Já é uma tradição familiar com quatro tios e meu avô artesãos. Todos produzindo esculturas de boi, cavalo e de outros tipos do cotidiano do sertão nordestino”, lembra.

Sempre mexendo nas ferramentas para tentar fazer alguma escultura, a curiosidade levou Marcos a desenvolver a técnica e também um diferencial. As figuras longilíneas, uma marca de sua produção artesanal.

Costuma dizer que seus erros foram o seu acerto, pois ao tentar acertar a forma e ter como resultado um corpo comprido de cavalo, acabou esculpindo peças únicas. Daí em diante, sua produção não parou mais. Foram bois, cavalos, jumentos, cabras, todos animais típicos do sertão.

Os cachorros também fazem parte da produção, já que ao retratar as famílias de retirantes, sempre colocava um cachorro ao lado. Um elemento também característico da realidade nordestina.

“Como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos com a cachorra Baleia, fiz a minha primeira Baleia e tá ganhando mundo”, comenta.

Sua ferramenta principal é um canivete rústico, feito por suas próprias mãos. Esculpe madeira, parte o cedro e faz surgir peças interessantes, que ganha cada vez mais apreciadores e compradores.

Pertencente a uma nova geração de Mestres da Arte Popular Brasileira, Marcos traz a poética do sertão nordestino, numa releitura própria que merece ser conhecida.

Acesse o link para assistir a participação de Marcos de Sertânia no 13º Salão de Artesanato de São Paulo.

As imagens utilizadas no vídeo fazem parte do documentário ‘Arte do Imaginário Brasileiro’ retrata o trabalho de Marcos de Sertânia –


Contato do artesão:

WhatsApp: (81) 99269.6271

Instagram: @marcosdesertania74

artesão #artesanato #mestreartesão #escultura #feitoamao #arteemmadeira #nordeste #sertão #artesãonavitrine #empreenderevender #compredoartesão #artesanatodepernambuco #artepopulabrasileira

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar