fbpx
Dica Empreender

Papel Machê – A arte de moldar objetos e esculturas

Quem nunca brincou com papel para fazer seus brinquedos, sejam as roupinhas de bonecas para as meninas, bandeirinhas, bonequinhos, dobraduras e tantas outras ideias que a imaginação pode alcançar? E diante da ideia simples, surgiu uma técnica artesanal muito bonita.


O papel machê (do francês papier maché, que significa papel picado, amassado e esmagado), é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola, gesso ou farinha. Com essa massa, podem-se moldar diferentes tipos de objetos utilitários e decorativos, como é o caso de bonecas e finas esculturas.


Essa arte é sustentável, pois aproveita materiais reciclados. Surgiu na China, foi para a Pérsia e para a Índia, chegando à Europa, primeiro na França, depois Inglaterra. E foi na Itália que o papel machê foi largamente utilizado para a confecção de máscaras do famoso Carnaval de Veneza.


Existem receitas variadas para preparar a massa do papel machê, utilizando cola ou não, batido no liquidificador ou apenas misturado à mão. Segue uma dessas receitas:

Receita com Liquidificador e cola

Você vai precisar de:
Liquidificador com água até a metade do copo
Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos).
Cola branca
Coador
Água sanitária
Luvas de borracha
Máscara


Modo de fazer:
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar.

Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos conforme faz isso, até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada.

O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária ou lysoform à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara.

Papietagem – é uma técnica derivada do papel machê, que utiliza um objeto para ser usado como molde e uma massa feita com papel picado para reproduzir o objeto em papel machê. Tal variação também acontece com o papel sobreposto, outra técnica muito utilizada e que consiste também em sobrepor pedaços de papel com um preparado de cola e farinha.

Marcos Pessoa é um dos artesãos do Empreender e Vender que utiliza o papel em sua arte. Suas belas esculturas surgem a partir de folhas de jornal e revista. Já a Ana Paixão, educadora e folclorista mostra sua rica produção de personagens populares brasileiros, todos feitos em papel machê.

Assista Marcos Pessoa produzindo uma de suas esculturas em papel. – clique aqui

Também fizemos um vídeo sobre o trabalho do Marcos Pessoa do ateliê Luxo do Lixo – Timon-MA – clique aqui

A Ana Paixão, bonequeira de mamulengos e papel machê fala como o Artesanato entrou em sua vida – clique aqui

Como fazer uma vasilha na técnica de papietagem – clique aqui

artesanato #sextou #papelmache #papelsobpreposto #reciclagem #papietagem #artesustentavel #arteempapel

Etiquetas
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar