fbpx
Empreender Indica

Tricô e Crochê – mãos de ouro tecem lindas peças artesanais

Mãos de ouro tecem lindas peças artesanais, elas são mágicas ou melhor dizendo, são abençoadas.

Quem faz tricô ou crochê, pode não ter ideia do quanto sua arte é preciosa. Mas o trabalho é reconhecido como artesanato pelo PAB (Programa Brasileiro do Artesanato), criado pelo Governo Federal em 1991, que tem como objetivo, coordenar e desenvolver atividades que valorizam o artesão.

Os entrelaçamentos específicos, se chamam pontos. Desses entrelaçamentos, resultam composições incríveis e peças muito bonitas de vestuário, como blusas, luvas, cachecóis ou peças para a casa, como caminhos de mesa, toalhas e etc. A semelhança entre uma técnica manual e outra é grande. Mas no crochê apenas uma agulha é utilizada, e são trabalhados os fios mais finos, já com o tricô são necessárias duas agulhas e são usados os fios mais grossos, como lã ou os fios sintéticos.

Os ingleses consideram o tricô uma técnica terapêutica, além de ser considerado um hábito entre homens, já que no Egito Antigo em 1200 d.c, local aonde foram encontradas as peças mais antigas que se tem notícia, o tricô era feito por homens, enquanto mulheres produziam o fio com a roca de fiar. Era feito sempre em círculo, pois o trabalho em círculo requer somente um dos pontos básicos: o ponto meia. Hoje existem agulhas circulares que facilitam que a peça seja feita de forma única, sem que tenha que ligar as partes posteriormente.

Durante as duas grandes guerras mundiais, as mulheres tricotavam peças como a Balaclava para os soldados, anos depois acabou se tornando moda. Mas foi no final dos anos 60 que o tricô se popularizou no mercado da moda e nos anos 70 se firmou o tricô artesanal, que conhecemos até hoje.

O Brasil tem o famoso circuito das malhas que começa em Monte Sião, no sul de Minas. Estancia turística que apresenta diversos trabalhos de artesãos. Outros locais bem procurados quando o assunto é malha de tricô, são Blumenau e Curitiba.

Para quem ainda não sabe, aprenda como iniciar um trabalho de trico:

Trico – Montagem de pontos

Aprendendo: Tricô para inciantes – como colocar e tirar da agulha, ponto meia e tricô

Curso de Tricô Para Iniciantes: Aula 02-  Montagem no Tricô

trico #croche #linhas #lã #feitoamão #mãosquetecem #tricotagem #sextou #artesanato #artesão #artesmanuais #empreenderevender

Etiquetas
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar