fbpx
Empreender Indica

UM MACRAME PARA CHAMAR DE SEU É O PONTO ALTO NA DECORAÇÃO

Há técnicas artísticas e artesanais que já se tornaram referencia em seus meios e de tão presentes, ficaram atemporais, ou seja, não são dessa ou daquela época. Mas se até um tempo atrás imaginávamos que bordar, tricotar ou até mesmo, costurar eram coisa do passado, que não haveria ninguém mais interessado em aprender e desenvolver essas técnicas, hoje é surpreendente como está tudo tão atual e vem ganhando a simpatia de todos e melhor, contam com muito artesão e artesã interessados que se dedicam a essas e outras técnicas, como é o caso do Macrame, que pelo entrelaçar de fios, seja barbante ou sisal, ou até mesmo lã e fio de crochê, produz resultados lindíssimos que andam em alta como item de decoração, especialmente quando se trata de montar charmosos suportes para vasos de suculentas.


A história do macramê, palavra que vem do árabe, “migramah”, que significa “franja”, ou de “makrama”, “guardanapo”, “toalha”, remonta ao século XIII e seu uso mais antigo, o de nós de macramê como decoração figura nas esculturas dos babilônios e assírios. Foram os hábeis tecelões árabes que deram ao macramê a importância e muito do visual que conhecemos até hoje. Suas peças serviam, desde proteção para cavalos e camelos, até como arremate final das beiradas dos famosos tapetes e peças de tecelagem. Do norte da África, a técnica foi para a Espanha, depois para o resto da Europa, começando pela França, com destaque especial para a Itália, na região portuária de Genova, que passou a desenvolver a técnica com o nome de “Punto a Groppo” (laço atado), na verdade, bem mais semelhante á renda de bilros e outros tipos de entrelaçamento. Na linha do tempo, o Macrame foi e voltou, sem nunca ter deixado de existir, e tomou um novo folego na década de 1960, quando se popularizou também nos EUA. Nos anos 1970, ficou marcado como acessório hippie, e em pleno século 21, passa por um revival que o torna moderno e chic, ‘modern chic’.
Bolsas, roupas, suportes de plantas e vasos, barrado de toalhas, cortinas, e uma infinidade de peças podem levar os fios trançados do macramê que, na técnica original, é totalmente feito a mão.


Acompanhe um pouco de passo a passo da trança de macramê

https://br.pinterest.com/pin/740842207444096883/?nic_v2=1a5aFpfoq

E veja que lindo esse entrelaçamento

https://br.pinterest.com/pin/659636676665358380/?nic_v2=1a5aFpfoq


E faça os semicírculos em macramê e de início a um lindo trabalho

https://br.pinterest.com/pin/795589090414726837/?nic_v2=1a5aFpfoq


Tire dúvidas com nossa artesã Roseli Von Ah – @roselivonah

Conheça os trabalhos da Aureni Souza, direto de Brusque, Santa Catarina – @meus_macrames

#macrame #macramelover #fiberart #macramedecor #modernmacrame #feitoamão #empreenderevender #artesão #artesanato #deartesanatodepresente #compreartesanato

Etiquetas
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp chat
Fechar